Os participantes relataram que os workshops Sprint proporcionaram uma poupança de tempo de 7x e pelo menos 2x em dinheiro (incluindo o custo de um consultor externo)".


O Sprint

Resolver grandes problemas e testar novas ideias em 5 dias

Sprint: como resolver grandes problemas e testar novas ideias em apenas cinco dias... pelo designer Jake Knapp, que criou o processo de 5 dias na Google Ventures, a fim de ajudar as iniciativas e os investimentos da Google a prototipar e validar ideias tão rápida e eficazmente quanto possível.

Motivação

Os empresários enfrentam constantemente decisões difíceis, e o seu resultado só se concretizará ao fim de meses de esforço. O sprint foi concebido para iterar através destas decisões e testar diferentes alternativas num espaço de tempo muito comprimido. Antes mesmo de construir um produto mínimo viável, a metodologia Sprint atalha meses de debate e desenvolvimento.

Estudo de caso

Um exemplo conhecido é o da Blue Bottle Coffee que quis construir a sua loja online - um projecto que levaria muito tempo e exigiria anos de refinamento. Mas a direcção inicial seria crucial, e foi aí que chegou o Sprint. Primeiro, a equipa da Blue Bottle Coffee mapeou o processo de compra online de um cliente e aperfeiçoou-o com o feedback de especialistas. Em seguida, inventaram 3 desenhos concorrentes, fizeram o prototipo de todos eles usando Keynote, e apresentaram-nos a potenciais clientes. Com base no feedback, a equipa eliminou de facto o desenho mais apreciado!

Como funciona

Um sprint começa na segunda-feira. A equipa mapeia em grande detalhe a viagem do cliente, depois convida especialistas a darem o seu contributo, e finalmente decide sobre um objectivo bem definido para a semana - uma coisa que é crítica e que pode ser testada.

Na terça-feira, a equipa esboça possíveis soluções sem criticar ou tomar quaisquer decisões. Todas as ideias são esboçadas e consideradas, como numa sessão de brainstorming.

Na quarta-feira, a equipa decide: cada membro vai olhar para ideias e vota com um autocolante no quadro branco de ideias espalhado pela sala. A ideia vencedora é cuidadosamente esboçada com ainda mais detalhe (storyboard).

Na quinta-feira, o storyboard é convertido num protótipo da forma mais eficiente possível. Não é necessário codificar nem fabricar nada. Descubra o mínimo absoluto que dará aos seus clientes numa representação exacta da ideia para que possam dar o seu feedback.

Finalmente, na sexta-feira, a ideia e quaisquer versões concorrentes são postas à prova. Um bom entrevistador guia os clientes através da ideia sem impor quaisquer preconceitos. Tudo isto enquanto a equipa observa as reacções através de um live streaming, tomando notas. No final do dia, comparam as notas e resumem-nas às lições do sprint.

Conclusão

O sprint aplica-se a praticamente qualquer tipo de projecto. E o seu sucesso baseia-se na colocação da equipa certa, identificando o desafio certo para que não seja demasiado amplo, e pondo de lado o tempo e o esforço para se concentrar no problema. Obviamente, não é possível gerir todas as decisões através de um sprint porque é necessário gerir o negócio, mas pode acelerar as decisões chave e colocar a sua empresa no caminho certo.

Os sprints são versáteis:

  • Concepção ou alteração/upgrade de produtos

  • Concepção ou alteração/upgrade de serviços

  • Estratégia empresarial de longo prazo

  • Elaboração ou alteração de processos internos

Tudos os grandes desafios que ponham em jogo a sobrevivência do seu negócio, e onde o tempo (ou a falta dele) é um problema, são perfeitos para um Sprint.

Contacte-nos hoje mesmo e mude a sua organização para sempre!